Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Psicóloga do HGuJP participa da Operação Acolhida
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Psicóloga do HGuJP participa da Operação Acolhida

  • Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 11h40
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 11h40

 

    A Operação Acolhida é uma força-tarefa logística e humanitária, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por objetivo realizar o acolhimento de imigrantes venezuelanos em sua entrada no Brasil. Participando do 8º Contingente desta Operação, está a 1º Tenente MARIANA de Lima Toscano UCHÔA Leiros, psicóloga do Hospital de Guarnição de João Pessoa.

    Desde o dia 28 de março, a Tenente MARIANA UCHÔA está na cidade de Boa Vista/RR, após a preparação de 15 dias coordenada pela 7ª Região Militar. “O principal objetivo do psicólogo no Contingente é cuidar da saúde emocional dos militares envolvidos na Operação, que totalizam 594, divididos em bases localizadas nas cidades de Boa Vista/RR, Manaus/AM e Paracaima/AM. Além disso, é necessário dar apoio aos venezuelanos refugiados nos abrigos”.  A Tenente MARIANA UCHÔA é única psicóloga militar que integra o 8º Contingente.

    Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, houve um desdobramento da Operação com a construção da Área de Proteção e Cuidados (APC) no Hospital de Campanha. “Na APC, eu sou responsável pela chefia da Recepção e Acolhimento, além da Seção de Psicologia e Serviço Social, com 72 profissionais, todos civis, sob meu comando”.  Além de dar apoio às famílias dos pacientes internados, as atividades de apoio aos militares não pararam de acontecer. “Foram realizados atendimentos individuais e em grupos; palestras sobre diversos temas, como adaptação às atividades da Operação e a distância da família, prevenção ao suicídio, cuidados com a saúde emocional, entre outras, além de atividades de conscientização sobre drogas e álcool”.

    A previsão de retorno à João Pessoa é dia 4 de setembro, completando quase  seis meses de Operação. Apesar do ritmo de trabalho, da enorme responsabilidade e da saudade da família, a Tenente MARIANA UCHÔA está muito feliz por ter aceitado este desafio: “quando eu decidi ser voluntária para participar da Operação, o meu intuito era sair da minha zona de conforto. Eu sabia que eu ia viver vários desafios, mas eu não tinha nem ideia da dimensão. O aprendizado tem sido enorme na área profissional e pessoal, e me sinto feliz em poder ajudar pessoas que estão passando por momentos de fragilidade”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página