Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página
Institucional

Histórico

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2014, 14h53 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 11h45 | Acessos: 7751

 Histórico do Hospital de Guarnição de João Pessoa

Na década de 5O, o 1º Grupamento de Engenharia e Construção e o Ministério dos Transportes firmaram diversos convênios entre si. Surgiram como desvantagem para eles aspectos relativos à falta de assistência médico-odontológica aos funcionários daquele ministério, na Guarnição de João Pessoa e nas frentes de trabalho que iam sendo estabelecidas. Como consequência foi criado o Serviço de Assistência Social; desta forma, o Hospital originou-se da conjugação de esforços do Ministério dos Transportes e do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, com ênfase para o primeiro, visto que, naquela época, o atendimento prioritário estava dirigido ao pessoal do Ministério dos Transportes e civis das frentes de trabalho, ficando para uma segunda prioridade os militares, que eram obrigados a indenizar os benefícios recebidos.

Nascia então o embrião do Hospital da Guarnição de João Pessoa  H Gu JP, situado na Av. Epitácio Pessoa, 2121, no bairro de Tambauzinho.

Foi fundada no dia 07 de fevereiro de 1958, ocasião em que foi inaugurado o Posto Médico do Comando do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, que recebeu o nome do Marechal Médico José Vieira Peixoto. Nascia então o embrião do Hospital de Guarnição de João Pessoa HGuJP, situado a Av. Epitácio Pessoa, 2121, no bairro de Tambauzinho. A solenidade contou com a presença do Gen. Octacílio Terra Ururahy, Diretor de Vias de Transporte; autoridades civis e militares. Na ocasião da inauguração e instalação do Posto Médico, este era constituído de sala de cirurgia, sala de esterilização, banco de sangue, sala de partos, gabinete de fisioterapia, 03 apartamentos, secretaria, gabinete médico, sala de exames, enfermaria geral, isolamento, cozinha dietética, apartamento para acadêmicos internos, instalações para enfermeira de plantão e um setor onde posteriormente seria feita a instalação do Serviço de Raios - X, tendo sido seu primeiro diretor o Cap Médico Gastão de Carvalho Souza. No período de fevereiro de 1958 a março de 1961, o 1º Gpt E Cnst esteve sob o comando do Coronel de Engenharia Rodrigo Octávio Jordão Ramos, que organizou o Serviço de Assistência Social  SAS, do Quartel-General do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, seção que mantinha a administração financeira da maternidade. O berçário da maternidade foi instalado definitivamente em 1964, e no ano seguinte foi instalada a lavanderia do nosocômio em amplo ambiente e com aparelhagem moderna.

 
Os obstetras pioneiros da maternidade, que trabalharam desde o início da instalação do setor, foram: Dr. José Bezerra Marinetti, Dr. Gildo Serrano Machado e Dr. Hamilton Cavalcanti. Decorridos dois anos, o Hospital passou a utilizar o número do então Cadastro Geral de Contribuintes (CGC) do 1º Grupamento de Engenharia de Construção. Em 23 de outubro de 1979, o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS firmou o primeiro convênio com o Hospital, seguindo-se outros convênios com vários laboratórios de análises clínicas. Instalaram-se clínicas de ginecologia, urologia, neurologia, pediatria, dermatologia, entre outras, e, desde essa época, cada vez mais crescia o conceito do Hospital na cidade. Contava o nosocômio com o trabalho de competentes médicos credenciados pelo INAMPS, que passaram a prestar serviços em suas especialidades, como autônomos. Através de uma administração competente, o Hospital em pouco tempo foi ampliado em sua estrutura, quando foi construído outro pavilhão, culminando com o posicionamento do então Diretor de Saúde do Exército favorável à transformação do Hospital, em Hospital de Guarnição de João Pessoa, já que este não era considerado uma Organização Militar de Saúde, pois inexistia ainda o diploma legal de sua criação. Através da Portaria Ministerial nº 076 (Reservado), de 25 de outubro de 1995, o Ministro de Estado do Exército, ZENILDO ZOROASTRO DE LUCENA, criou o HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE JOÃO PESSOA  H Gu JP, vinculado, administrativamente, ao 1º Grupamento de Engenharia de Construção, com todos os seus profissionais oriundos dos quadros do Exército, passando o Hospital a atender, prioritariamente, aos militares da Guarnição de João Pessoa, mantendo convênio apenas com o SUS nas áreas de Radiologia, Ginecologia e Pediatria.    É importante lembrar que um ano antes o hospital, que era o "Hospital do Grupamento", contava com apenas um Cap farmacêutico. Uma vez decidida a criação do HGuJP, em 1995, o Ministro do Exército, Gen Ex Zenildo, determinou a elaboração de um QDE, e aos poucos foi transferindo pessoal de saúde para o HGuJP. O primeiro foi o então Cap Lucena, procedente do Hospital de Natal.  Oficialmente o HGuJP só passou a existir dois meses depois, vinculado ao Gpt E, ainda sem autonomia administrativa.



CONSTRUINDO UM GRANDE HOSPITAL

Em 27 de dezembro de 1995, foi nomeado o primeiro Diretor do Hospital, o então Capitão Médico, WALDIR DA SILVA LUCENA e, em 29 de março do ano seguinte, foi inaugurado oficialmente o Hospital. A Implantação do HGuJP ocorreu durante uma Reunião do Cmdo do CMNE, em João Pessoa, em Fev 96. Esses são os fundadores. O Dr Lucena, então capitão, aparece no alto, à esquerda. Na linha mais de baixo estão os generais que tomaram parte no evento. Da esquerda para a direita: Gen Bda Malta (Ch EM CMNE); Gen Bda Cupertino (Cmt 10ª Bda Inf Mtz); Gen Div Molinari (Cmt 7ªRM/DE); Gen Div Freire (Cmt 6ª RM); Gen Ex Leite (Cmt Mil NE); Gen Div Sodré (Cmt 10ª RM); Gen Bda Mário Ivan (Cmt 1º Gpt E).



 No começo de 1997, funcionando de modo limitado, o Hospital iniciou uma longa jornada de obras para ampliação e reforma de suas instalações, inaugurando os setores destinados à odontologia e um pavilhão do Centro de Estudos. A conclusão das obras foi no mês de janeiro de 2002. Em 1998, foram inaugurados o novo bloco de urgência e o bloco cirúrgico, tornando-se assim um Hospital com excelentes instalações; material cirúrgico moderno, e equipe de médicos de reconhecida competência, como também suas equipes de enfermeiras e auxiliares, além do pessoal de apoio.

Em dezembro do mesmo ano, o H Gu JP recebeu o Título de Hospital Amigo da Criança , outorgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), devido aos relevantes serviços prestados em prol da maternidade e amamentação, e pelo cumprimento das normas e rotinas inerentes à titulação, principalmente na execução dos dez passos do aleitamento materno. Por ter recebido este Título o H Gu JP é o único Hospital Militar a constar no GUINESS BOOK.

Por ter recebido este Título o H Gu JP é o único Hospital Militar a constar no GUINESS BOOK.

A iniciativa, Hospitais Amigos da Criança é um novo esforço mundial, patrocinado, principalmente, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo UNICEF, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Esse código de conduta foi compromissado pelo Brasil na Declaração de Innocenti, em primeiro de agosto de 1990, na Itália, durante encontro que reuniu um grupo de formuladores de políticas de saúde de governos, agências bilaterais e das Nações Unidas. Delineia um importante papel de apoio que os hospitais podem desempenhar a fim de tornar o aleitamento materno uma prática universalmente adotada nas maternidades, contribuindo significativamente para a saúde e o desenvolvimento de milhões de bebês.

Portanto, o Hospital de Guarnição de João Pessoa tornou-se o primeiro Hospital militar no mundo a conquistar esse título motivo de orgulho para a população da cidade, para a classe médica e para todos os comprometidos com o bom atendimento de saúde.

CRESCENDO, SEMPRE !

Em janeiro de 2002, foi entregue o novo Pavilhão Administrativo: a Unidade de Internação com 18 leitos, sendo 14 apartamentos e uma enfermaria com 04 leitos. Em 01 de fevereiro do aludido ano, assumiu a Direção do Hospital o Tenente-Coronel Médico QEMA ANTONIO ANDRÉ CORTES MARQUES, que recebeu o Hospital com a maior parte de suas instalações totalmente reformadas, bem estruturadas e em plena atividade, após seis anos de obras.

Em outubro de 2002, o Hospital de Guarnição de João Pessoa conquistou o título de Hospital Acreditado fazendo parte de um grupo de 20 hospitais com esta certificação em todo país e sendo o Primeiro Hospital Militar Acreditado no Brasil  o que significa ter qualificação para atender padrões de qualidade e bom atendimento. Constitui-se um processo voluntário e periódico em que os recursos do Hospital são avaliados por uma equipe de auditoria externa, credenciada pelo Ministério da Saúde. A avaliação é pautada em exigências legais de qualidade no atendimento, bem como na organização do trabalho e seus resultados. Visa o aperfeiçoamento (educação permanente) dos integrantes do Hospital e à melhoria da qualidade dos serviços prestados, com aumento da confiabilidade e satisfação dos usuários. O H Gu JP é o primeiro Hospital Militar do Brasil que tomou a iniciativa de buscar esse reconhecimento.

Em dezembro de 2003, o H Gu JP conquistou a Acreditação Plena, prevista no seu Planejamento Estratégico 2003/2004, sinal de excelência na qualidade dos serviços, organização e estrutura. O comprometimento e a visão administrativa da Direção do Hospital foi o marco definitivo para esta conquista. Mérito também dos integrantes compromissados com esta meta que tornaram o H Gu JP um Hospital de Excelência, fazendo parte de um seleto grupo de onze instituições acreditadas Nível 2, em todo Brasil.

 

Em 2004 o Setor de Aprovisionamento e Almoxarifado do H Gu JP lograram no âmbito do CMNE, a primeira colocação na certificação de qualidade na gestão de suprimentos, por ter cumprido sobremaneira as Normas de Avaliação de Gestão de Suprimento.

CONSOLIDANDO UMA CULTURA DE QUALIDADE

Em janeiro de 2005 assumiu o H Gu JP o Tenente-Coronel Médico RAMON BAPTISTA SOARES. Os Títulos conquistado de Hospital Amigo da Criança e Acreditado Pleno trouxeram para a Paraíba o foco das atenções pela prática da excelência na Gestão Hospitalar. Em maio de 2005 o H Gu JP recebeu o diploma de destaque dentre as OMS do CMNE por atingir o Nível de Gestão 3 no ciclo 2004 do PEG-EB.


Criado há 9 anos o H Gu JP é atualmente um Hospital de referência em modelo de gestão pela excelência para o Exército e para a Paraíba em atendimento médico e gestão administrativa, em junho deste ano o Hospital foi certificado pela Johnson & Johnson em parceria com a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares com o PRÊMIO EXCELÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR.
 
Em outubro de 2005, O H Gu JP recebeu a certificação do SELO VERDE DE QUALIDADE, que consagra o conceito de premiação pela qualidade, o prêmio é representado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Procuradoria do Consumidor (Procon - PB), Ministério Público Estadual, Curadoria do Consumidor e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA). Houve época em que os Hospitais eram apenas Unidades Assistenciais, onde se praticava a medicina curativa. Mas assim como em todas as atividades humanas, a evolução fez com que esta realidade fosse grandemente ampliada, e os Hospitais atuais extrapolam, e muito, aquele mister.

Os Hospitais Militares, tradicionalmente equipados para o atendimento em tempo de paz e também para um possível conflito armado, têm hoje uma visão maior de seu papel na sociedade. Aliando evolução tecnológica à prevenção e manutenção da saúde, estes nosocômios produzem conhecimento e valorizam o relacionamento humano. Nas Forças Armadas, em geral, e no Exército Brasileiro, em particular, o Hospital de Guarnição de João Pessoa se destaca. Provamos que é possível, a despeito das dificuldades financeiras, da grande rotatividade de pessoal e do alto nível de exigência de nosso público-alvo, oferecer um atendimento de excelência.

O Hospital, atualmente, atende às seguintes especialidades: cardiologia, cirurgia geral, fisiatria, cirurgia reparadora, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, mastologia, dermatologia, fisioterapia, radiologia, dermatologia, radiologia, reumatologia, geriatria, pneumologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, urologia, oftalmologia; e dispõe ainda dos seguintes serviços: internação, nutrição e dietética, laboratório de análises clínicas, odontologia, enfermagem, farmácia hospitalar, ultra-sonografia, exames cardiológicos (ergometria ecocardiograma), de raios-X, mamografia e serviço de urgência e primeiros socorros de traumas (queimaduras, perfurações, fraturas entre outras).

O jovem Hospital de Guarnição de João Pessoa é uma Organização Militar de Saúde que teve a honra de já nascer grande, pois além de herdar as tradições de trabalho competente dos que fizeram o Hospital Maternidade do 1º Gpt E Cnst, recebeu toda a atenção dos Órgãos de Direção Geral e Setorial do Exército Brasileiro, que lhe deram a estrutura moderna existente hoje. Atualmente na Guarnição de João Pessoa, tem-se a tranqüilidade de poder contar com um apoio de saúde de excepcional qualidade, propiciado por instalações novas e funcionais, equipamentos modernos, atendimento laboratorial, pronto atendimento e pessoal - médicos, dentistas, enfermeiros e atendentes altamente especializados e educados.

Todas estas iniciativas convergiram para que o H Gu JP cumprisse com pleno êxito a missão de oferecer a mais qualificada e inovadora atenção à saúde, com crescente humanização dos serviços e dentro dos mais altos padrões científicos e tecnológicos, visando a contínuas melhorias da qualidade de vida.

Fonte: Comunicação Social do HGUJP

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página