Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

1º Grupamento de Engenharia rememora 60 anos de participação na história do Brasil

  • Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2015, 21h59
  • Última atualização em Segunda, 04 de Mai de 2015, 12h00
  • Acessos: 6186

Em 2015, esta Organização Militar de Engenharia do Exército Brasileiro completa 60 anos de existência e homenageia militares e civis que se engajaram em mais de nove mil obras de infraestrutura no Nordeste e no Norte do País.

 
No dia 27 de abril, o 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa/PB, convida ex-integrantes, amigos e colaboradores para comemorar 60 anos de participação na história e no crescimento do Brasil,em especial da região Nordeste com obras hídricas, rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e obras de edificações.

Nesta data, às 1930 horas ocorrerá uma solenidade militar, ocasião em que será apresentado o respectivo histórico e o acervo de obras.

Criado em 1955, pelo Decreto nº 37.221, o 1º Grupamento de Engenharia é o Grande Comando responsável pela coordenação e o controle das atividades de engenharia no Comando Militar do Nordeste, bem como, pela cooperação com o desenvolvimento regional. Seu acervo inclui mais de 500 km de ferrovias, 4 mil quilômetros de rodovias, 8 mil obras hídricas, 3.715 edificações civis e militares, além da construção de 14 aeroportos, dentre outros serviços de engenharia.

O 1º Grupamento de Engenharia tem sob seu comando quatro Batalhões de Engenharia de Construção e um Batalhão de Engenharia de Combate, os quais possuem cerca de 4.100 homens, entre militares e servidores civis, e mais de 300 equipamentos de engenharia, sendo 29 Escavadeiras, 18 Pavimentadoras, 44 Motoniveladoras, 81 Rolos Compactadores, 30 Tratores de Esteira, 42 Tratores Agrícola, 66 Carregadeiras e Retroescavadeiras, cerca de 1.000 viaturas, dentre outros tipos de equipamentos.

Combatendo o bom combate, lutando contra o clima, a aridez e as dificuldades de toda ordem, dedicando-se ao Brasil e enobrecendo a Engenharia Militar, o 1º Grupamento de Engenharia vem colaborando com diversos órgãos estatais, estabelecendo convênios para a realização de obras e atuando em todos os estados da região. Quando das crises climáticas que periodicamente assolaram o Nordeste, seja por falta de chuvas, seja pelo excesso delas, o Grupamento fez-se sempre presente, levando, de imediato, assistência aos desamparados.

As obras realizadas pelo Grupamento estão à disposição dos brasileiros e ficarão materializadas na história do Brasil. No entanto, o maior orgulho dessa Organização Militar é a obra edificada no coração daqueles que, na prestação do Serviço Militar nos quartéis, consolidaram os alicerces da cidadania e do civismo, fortaleceram o sentimento patriótico e dedicaram esforço e sacrifício ao País.

Para saber mais sobre o 1º Grupamento de Engenharia, acesse: www.1gec.eb.mil.br


Seção de Comunicação Social do 1º Grupamento de Engenharia - (83) 2106-1550/1583.

1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA: 60 anos de cooperação com o desenvolvimento do País por meio de obras de engenharia.

DEDICAÇÃO E TRABALHO, A SERVIÇO DO BRASIL

registrado em:
Fim do conteúdo da página